sábado, 11 de setembro de 2010

Estratégias de apropriação do espaço

Parkour

O parkour, não há um consenso sobre se o parkour é um esporte ou uma forma de expressão corporal é uma disciplina onde os praticantes se deslocam de um ponto a outro (daí o nome) de modo rápido e direto, sem desviar de obstáculos como muros, vãos ou carros. Eles devem ser transpostos com manobras que envolvem saltos, escaladas e nenhum equipamento além do próprio corpo. O espaço ideal para a prática é a paisagem urbana.


A idéia é traçar um percurso ou objetivo e, por meios próprios, alcançá-lo independentemente dos obstáculos que surgirem no caminho. Durante esse deslocamento o praticante aprende a fazer uso de artifícios que vão desde a exploração da sua condição física ao discernimento de quais métodos de transposição oferecem menor risco ou maior eficiência durante esse trajeto.

O parkour surgiu na França, nos anos 80. O pioneiro David Belle, criado em uma família de bombeiros, se inspirou em técnicas de salvamento e fuga de emergências. Para não hesitar e cometer erros potencialmente fatais, o traceur precisa aprender a controlar o medo. "O preparo mental é tão importante quanto o físico", diz Eduardo Bittencourt, do grupo Le Parkour Brasil, fundado em 2004.

Deriva
 
 
A deriva é uma técnica de andar sem rumo. Ela se mistura à influência do cenário. Partir de um lugar qualquer e comum à pessoa ou grupo que se lança à deriva deve rumar deixando que o meio urbano crie seus próprios caminhos. É pensar por que motivo dobramos à direita e não seguimos retos, por que paramos em tal praça e não em outra, quais as condições que nos levaram a descansar na margem esquerda e não na direita... Em fim, pensar que determinadas zonas psíquicas nos conduzem Com isso traçamos caminhos de acordo com a satisfação da nossa pessoa.



Flash Mobs
 

Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.

Faneur
 

O flaneur , é uma forma única de ver coisas simples de maneira diferente de modo a valorizar cada detalhe transformando o simples para o complexo de forma a dar mais valor ao que está sendo observado.CHARLES BAUDELAIRE desenvolveu um significado derivado do flâneur ,que' uma pessoa que anda pela cidade a fim de experimentá -lá. por causa do uso do termo eteorização por BAUDELAIRE e muitos pensadores nos domínios económico,cultural,literário e histórico ,a idéia do flaneur acumulou significado importante como referencial para a compreensão dos fenómenos urbanos e modernidade .flaneu é uma pessoa que vê o mundo com olhos diferente da maioria da população