sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Movie

À margem da Imagem(2003)
Sexta-feira 17 de setembro 10:00
Auditório da escola
Diretor: Evaldo Mocarzel

Sinopse
À Margem da Imagem é um curta-metragem com cerca de 72 minutos de duração, que vai focalizar as rotinas de sobrevivência, o estilo de vida e a cultura dos moradores de rua do município de São Paulo. A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) acaba de concluir pesquisa sobre o assunto e revela a existência de cerca de 9 mil pessoas vivendo pelas ruas de São Paulo.
O documentário mostra o cotidiano dessas comunidades que vivem em várias áreas da cidade, principalmente na região central. Nesta área, os moradores de rua têm acesso a produtos e materiais descartados pelos escritórios, bancos e estabelecimentos comerciais. Com esses restos, a população de rua vem criando uma “arquitetura” e uma cultura própria que, ao mesmo tempo, expressam sua identidade e uma forma de resistência a partir de métodos alternativos e espontâneos de viver numa grande cidade.
À Margem da Imagem focaliza temas como exclusão social, desemprego, alcoolismo, loucura, religiosidade, espaços públicos contemporâneos, degradação urbana, identidade, alteridade, cidadania e, como sugere o próprio título, o roubo da imagem dessas comunidades, promovendo assim uma discussão ética dos processos de estetização da miséria.
O projeto é baseado nas pesquisas da filósofa Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, que há cinco anos coordena o projeto “Aspectos do Design no Hábitat Informal das Grandes Cidades”, tendo pesquisado a situação dos moradores de rua nas cidades de São Paulo, Los Angeles e Tóquio.
 “À Margem da Imagem” tem como objetivo estimular o debate entre estudiosos do tem, além de sensibilizar e informar pessoas responsáveis pela elaboração de políticas públicas para a população de moradores de rua."